São Paulo, 23 de maio de 2018.
Bom dia;
Toda propaganda eleitoral em ano de eleição nos termos da Reforma Eleitoral de 2015 - somente é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição (Lei nº 9.504/1997, art. 36).
Contudo, convém destacar que todo o postulante a uma candidatura perante o seu respectivo partido político, está permitido realizar a chamada propaganda intrapartidária, no período de 15 dias que antecede a realização da respectiva convenção partidária para escolha de candidatos – por parte do partido político a que esteja filiado.
Mas tal propaganda intrapartidária, não poderá ser dirigida ao eleitoral não filiado ao seu respectivo partido político. Pois tal propaganda partidária, visa tão somente a busca da respectiva indicação do seu nome como candidato escolhido pelo respectivo partido político na convenção partidária para escolha de seus candidatos.
Podendo inclusive ser utilizada a afixação de faixas e cartazes em local próximo ao da convenção, com mensagem aos convencionais - VEDADO o uso de rádio, de televisão e de outdoor para este fim. (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º)
É VEDADO qualquer tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão – seja para propaganda intrapartidária ou para propaganda eleitoral. (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 2º)
Alguns poucos partidos políticos brasileiros em seus respectivos estatutos admitem a realização das chamadas prévias partidárias, as quais não poderão ter transmissão ao vivo por emissoras de rádio e de televisão, podendo, entretanto, ter a cobertura dos meios de comunicação social. (Lei nº 9.504/1997, art. 36-A, § 1º)
Cordialmente
MARCELO AUGUSTO MELO ROSA DE SOUSA
Advogado - Direito Eleitoral e Partidário
Sócio do Escritório
MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS
Contatos:
E-mail:
melorosaesousa.advs@gmail.com
WhatsApp:
11 992954900
Nenhum comentário:
Postar um comentário