São Paulo, 18 de
janeiro de 2016.
Boa Tarde;
É com satisfação que apresento abaixo neste início
de 2016 com Eleições Municipais, o Curso de Marketing Político e Campanhas
Eleitorais – Oficina Municipal/ Fundação Konrad Adenauer.
De 15.03.2016 a 16.03.2013 em SP/SP.
Maiores Informações no Link abaixo:
curso
Marketing Político e Campanhas Eleitorais
![Oficinamunicipal-grid_6](file:///C:\Users\SEVEN\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Datas: 15.03, 16.03.2016
Área: Cidadania e Política
Tema: Marketing Político
Carga horária: 14h
Público-alvo: Prefeitos, vereadores, assessores de comunicação, profissionais envolvidos no planejamento de campanhas eleitorais ou estratégias de comunicação de governos, membros de partidos políticos, conselheiros municipais, representantes da sociedade civil interessados no tema, representantes do terceiro setor, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciência política, ciências sociais, administração pública.
Objetivos:
Objetivos do Curso:
a) Apresentar os principais conceitos de marketing
político e eleitoral;
b) Contextualizar a importância estratégica do
marketing, principalmente para campanhas eleitorais de vereadores e prefeitos
no contexto brasileiro;
c) Introduzir as principais práticas, aplicações e
ferramentas de marketing político e eleitoral;
d) Esclarecer os aspectos legais das campanhas
eleitorais a luz da nova legislação brasileira em 2016;
RESULTADO ESPERADO: Os participantes identificam
ferramentas e metodologias para a gestão do trabalho em campanhas eleitorais
que se realizarão em 2016 e entendem os principais pontos da nova legislação
eleitoral, evitando problemas futuros para as candidaturas de vereadores e
prefeitos.
Orientação e Justificativa:
Uma comunicação eficiente é
fundamental para o sucesso na administração pública e nas campanhas eleitorais.
A proposta do curso é oferecer uma visão das técnicas utilizadas pelo marketing
político e eleitoral, sua utilidade e vantagens, além de mostrar ao administrador
público e à população como esta ferramenta tem sido aplicada atualmente. O
curso também apresenta a nova legislação eleitoral e seu potencial impacto no
jeito de fazer campanhas eleitorais em 2016.
Metodologia:
Aulas expositivas, apresentação de
vídeos e materiais de campanha eleitoral.
investimento
1 pessoa
|
R$ 799,00
|
2 pessoas
|
R$ 759,00 cada
uma
|
3 pessoas
|
R$ 719,00 cada
uma
|
4 pessoas
|
R$ 679,00 cada
uma
|
inscrições até 14.03.2016
33 vagas
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 15 vagas.
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 15 vagas.
programa completo
Opinião Pública
15.03.2016, 09:00-10:30
Professor: Humberto Dantas
Conceito de opinião pública como
fator essencial para compreensão do comportamento eleitoral; A lógica da
formação de opinião acerca do estabelecimento de estratégias fundamentais de
marketing político e eleitoral; a lógica da construção de campanhas.
Introdução ao conceito de marketing
político
15.03.2016, 10:45-12:30
Professor: Humberto Dantas
Marketing político, estratégias e a
lógica da construção de campanhas eleitorais: estratégias e conceitos a partir
da visão da Ciência Política
Marketing Político e Eleitoral – Parte
1
15.03.2016, 13:30-15:30
Professor: Hilton Cesario Fernandes
Importância do marketing político e
eleitoral; conceitos de diferença entre marketing político e eleitoral; opinião
pública e comportamento eleitoral; avaliação do quadro político e principais
lideranças políticas;
Marketing Político e Eleitoral – Parte
2
15.03.2016, 15:45-17:00
Professor: Hilton Cesario Fernandes
Campanhas 2.0: aplicação na internet
e mídias sociais; posicionamento, mobilização e engajamento; perfil do usuário
e identificação do público alvo.
Eleições – Parte I
16.03.2016, 09:00-10:30
Professor: Hilton Cesario Fernandes
Conselho Político; estruturas de
campanha e coordenadorias; mapeamento e histórico do voto; pesquisas de opinião
Eleições – Parte II
16.03.2016, 10:45-12:30
Professor: Hilton Cesario Fernandes
Estratégia, imagem e mensagem;
roteiro de campanha; cronograma de campanha; custo e financiamento de campanhas
Nova Legislação Eleitoral nas Campanhas
2016
16.03.2016, 13:30-15:00
Professor: Marcelo Augusto Melo Rosa
de Sousa
Aspectos básicos; Filiação
partidária; Convenções; Número de candidatos; Coligações; Proibições e
restrições de propaganda; Tempo total de campanha;
Prestação de Contas em Campanhas – O
principal
16.03.2016, 15:15-17:00
Professor: Marcelo Augusto Melo Rosa
de Sousa
Resoluções do TSE; Arrecadação de Recursos; Comitês Financeiros;
Administração Financeira de Campanhas; Recibos Eleitorais; CNPJ da candidatura;
Conta Bancária de Campanha; Dívidas de Campanha; Fontes de Arrecadação;
Recursos próprios do candidato; Fundo partidário em campanha eleitoral; eventos
de arrecadação de fundos; fontes vedadas de arrecadação; Doações; Limite de
Gastos; Gastos Eleitorais; Sobras de campanha; Prazos, conteúdos e obrigações
na prestação de contas; Análise de contas pela Justiça Eleitoral;
coordenador
Eder Brito
Coordenador de Projetos da Oficina Municipal. Mestre em Administração
Pública (KoreaUniversity).
professores
Humberto Dantas
Cientista político, mestre e doutor
pela USP, professor e pesquisador do Insper. Coordenador de cursos de
pós-graduação na FIPE-USP e na FESP-SP. Professor e coordenador de cursos de
cidadania e política da Oficina Municipal. Consultor do Movimento Voto
Consciente e conselheiro da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede
Vida de Televisão e da Rádio Estadão.
Hilton Cesario Fernandes
Graduado em ciências sociais e mestre
em ciência política pela USP, especialista em pesquisas eleitorais e de
opinião, com passagem por importantes empresas do mercado. Atua como consultor
e estrategista em campanhas eleitorais.
Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa
Advogado, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo (UNESP), Consultor
Jurídico Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Professor da Oficina Municipal no
Curso de Cidadania, Professor da EDP no Curso de Pós-Graduação em Direito
Eleitoral, Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP.
investimento
1 pessoa
|
R$ 799,00
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2 pessoas
|
R$ 759,00 cada
uma
|
3 pessoas
|
R$ 719,00 cada
uma
|
4 pessoas
|
R$ 679,00 cada
uma
|
inscrição até 14.03.2016
33 vagas
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 15 vagas.
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 15 vagas.
local
Oficina Municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61
05421-030 São Paulo SP
05421-030 São Paulo SP
Cordialmente
MARCELO AUGUSTO MELO ROSA DE SOUSA
Advogado - Direito Eleitoral e
Partidário
Sócio do Escritório
MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS
ASSOCIADOS
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